segunda-feira, 5 de março de 2012

Algumas causas do Nazismo


Algo que conta saber na hora de tentar compreender o apoio da população alemã ao movimento nazista, era o comportamento dos franceses dentro da Alemanha após a primeira guerra mundial. Policiais e soldados passavam pela rua montados em seus cavalos, chicoteando a população alemã, proibindo-os de andarem nas calçadas e estabelecendo um verdadeiro estado de humilhação contra um povo historicamente orgulhoso. Nada incomum em situações de (pós)guerra, mas decisivo.

Humilhados, os alemães viam nas propostas do partido nacional socialista uma idéia de revolução, mais do que uma proposição ideológica de extrema direita. A pobreza, miséria e desemprego fez com que os germânicos atingissem o fundo do poço.

Os desempregados faziam filas para receberem cédulas de mínimos dinheiros, vagando pelas ruas em total horror e calamidade. Sem trabalho, a população vivia em uma situação animalesca, quando a Alemanha se tornou a nação mais descapitalizada do mundo em 1923.

As coisas pioraram quando os cinco maiores bancos alemães faliram, fazendo a classe média existente sofrer ainda mais, entrando para a categoria dos desvalidos. Desta maneira, sem mudar o seu discurso inicial de meados da década de 1920, os nazistas começaram a ganhar o apoio populacional, daqueles que não tinham sequer esperança de vida. Assim, em 1930 os votos chegaram a mais de 30% sem que Hitler abrisse qualquer escritório de campanha ou visitasse quase nenhuma cidade alemã.

O partido comunista também crescia, havendo embates contra os nazis. Além da pobreza, a Alemanha caía num caos em que os partidos lutavam abertamente nas ruas por suas causas. Os principais partidos queriam acabar com a democracia alemã, e Hitler deixou claro que o nacional-socialismo era o caminho para o totalitarismo. Em discurso inflamado, ele prometeu que se ganhasse, acabaria com os demais partidos políticos e estabeleceria um governo de partido único. Foi uma promessa de campanha. E foi o que aconteceu. Como tudo o que acontece na história da humanidade, é consequência da uma causa, e fruto da sorte dos que sumiram ao poder e da incompetência daqueles que os cercavam.

Um comentário:

  1. Texto muito claro. Parabéns pela excelente lucidez. Tenho visto alguns documentário a respeito do Nazismo. Estou vendo, também, alguns filmes. Talvez faça algumas postagens do gênero em meu blogger. Um abraço. Seguindo...

    ResponderExcluir