sábado, 29 de outubro de 2011

Militares: bem mais de 20 anos no poder

A trajetória dos militares no poder dentro do cenário político brasileiro não se inicia apenas em 1964. Antes o contrário, o dia 31 de março deste ano simboliza a força que os militares acumularam ao longo de mais de 30 anos, em que todos os presidentes que ascenderam, por eleição ou por golpe, tiveram de compor com o grupo mais forte e organizado –talvez o único- do território nacional: o exército.

Dentro de cada governo dos final dos anos 20 até 1964, o principal ministério foi sempre o da Guerra, ocupado pelo exército, que junto com o Ministério da Marinha e o Ministério da Aeronáutica jogavam importante papel no jogo político nacional.

Os grupos militares se fortaleceram com Getúlio, em 1930, que após ser retirado do Palácio do Catete (antiga cede governamental) em 1945 pelos próprios militares, teve como primeiro presidente do período chamado Populismo, o ministro de guerra de Vargas: Gaspar Dutra. Vale lembrar que Vargas apoiou Dutra, um candidato sem carismas e que sem este apoio dificilmente ganharia de seu adversário, também um militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário